Tipos de Camas e Colchões - Notícias - Moveis Pernambuco
Seja Bem Vindo AMoveispernambuco
E-mail: Senha:
Seja Bem Vindo AMoveispernambuco

Tipos de Camas e Colchões

14/02/2020

Por Robson Amaral (@robson.arquiteto)

    Para ter uma noite sono reparadora é fundamental que sua cama seja adequada a suas necessidades. Podemos encontrar no mercado basicamente dois tipos de cama, a padrão, com estrado e a box, que vem sendo o modelo mais procurado por durarem mais que colchões comuns e por não precisar de estruturas de apoio, assim economizando alguns centímetros no ambiente.

    Os colchões para camas padrão e as camas box podem ser encontradas em duas configurações, para solteiro e para casal. No caso da de solteiro ela pode ter as dimensões de 1,88 m de comprimento por 0,78 m ou 0,88 m de largura, sedo a menor mais indicada para quartos com espaço reduzido, camas auxiliares e crianças menores, por exemplo. A cama de solteiro ainda pode ser encontrada também nas dimensões de 1,88 m de comprimento por 1,28 de largura, sendo chamada de cama de viúvo ou solteiro king.

    As camas de casal podem ser encontradas na dimensão padrão de 1,88 m de comprimento por 1,38 m de largura, mas se tem um pouco mais de espaço no ambiente pode-se optar pela cama “queen” com 1,98 m de comprimento por 1,58 m de largura e se espaço não for problema, tem ainda a cama “king” com 2,03 m de comprimento por 1,93 m de largura.

    Entre as camas box ainda podemos encontrar outros modelos interessantes que podem se adequar melhor a sua necessidade. Nas mesmas dimensões de uma cama box de solteiro podemos encontrar a bicama box, composta por dois colchões. E nas dimensões de solteiro e casal, podemos encontrar as camas box baú, elas apresentam um nicho interno que permite o armazenamento de objetos, cobertas, entre outros, ajudando a economizar espaços ou lhe oferecendo espaço extra.

    Vale salientar que as camas padrão e box utilizam colchões, e em alguns modelos box, o colchão não é fixo e pode ser trocado preservando a base. Quanto aos colchões podemos encontrar os ortopédicos para um conforto extra-firme, os de espuma D45 e D33 (densidade), para conforto firme com um toque macio; e os de mola (Bonnel e Pocket), para conforto macio com um toque firme.

    As camas box, embora possam ser encontradas com a opção com colchão de espuma, são mais comuns com a opção de colchão de molas. As de mola Bonnel tem as molas interligadas, de modo que o colchão todo se move quando um movimento é feito em certa parte da cama. Já nos de mola Pocket, as molas são separadas e, por isso, quando um movimento é feito em uma parte da cama, o resto não se mexe, oferecendo maior conforto e individualidade na hora de dormir.

    O custo um tanto mais alto dos colchões de molas, especialmente os de Molas Pocket devido ao benefícios apresentados, pode levar à opção pelos de espuma e, nesse caso, o mais importante a observar é se a densidade é capaz de suportar o peso da pessoa que irá usá-lo.

+ Leia outras notícias

Tipos de Camas e Colchões